Redação
Tocantins – O Governo Federal e a concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pela administração e operação do Sistema Rodoviário Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), deram início às obras de duplicação da BR-153, em Gurupi e Aliança do Tocantins. A assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta segunda-feira (25), com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, do prefeito de Aliança, Elves Guimarães, e demais autoridades do estado.
Para o ministro dos Transportes, a obra marca um ponto de virada na BR-153. “Um investimento dessa natureza é transformador. A duplicação de uma rodovia já movimenta uma região, mas aqui não é apenas a duplicação. É a duplicação, a construção de vias marginais, de trincheira, de viadutos. Então [essas obras] vão mudar Gurupi”, destaca. Ainda de acordo com Renan Filho, isso significa emprego e, sobretudo para o estado do Tocantins, mais condições de escoamento da produção e mais qualidade de vida para todos.
“Essa concessão possui a obrigação de 622 km de duplicação e hoje esses investimentos se iniciam pela travessia urbana de Gurupi e pela travessia urbana de Aliança do Tocantins. Ao todo, esse contrato vai garantir R$ 14 bilhões de investimentos para a população do Tocantins e de Goiás, melhorando a logística nacional e facilitando a vida da população”, avalia Rafael Vitale, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
“A EcoRodovias é um dos principais operadores rodoviários do Brasil e, aqui no Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins (BRs-153, 414 e 080), nós vamos fazer muitas obras, trazer muito desenvolvimento para o Tocantins e Goiás e isso é só o início. Os trechos de Gurupi e Aliança do Tocantins são os primeiros dos 622 km de rodovias que a Ecovias do Araguaia vai duplicar nos dois estados”, pontua o diretor de concessões rodoviárias do Grupo EcoRodovias, Rui Klein.
O diretor-superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Xisto, destaca que os investimentos, da ordem de R$ 170 milhões, representam mais oportunidades para o setor produtivo da região, com mais facilidade de escoamento da produção, abre caminhos para o turismo e proporciona mais segurança para motoristas e pedestres.
“A ideia é segregar o tráfego de longo percurso em relação ao fluxo dos municípios, sempre com foco na segurança e na fluidez da rodovia. Estamos falando de 13 quilômetros de duplicação entre Gurupi e Aliança do Tocantins. Isso significa não apenas um importante investimento financeiro, mas também a criação de aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos. É, portanto, a materialização do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e a segurança de toda a comunidade do entorno”, explica.
Obras
A obra tem entrega prevista já para o ano que vem. Em Gurupi, serão, inicialmente, 11,25 km de duplicação, com três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos nas entradas norte e sul da cidade. Já em Aliança, são 1,6 km de duplicação, dois dispositivos de passagem superior e 1,6 km de vias marginais em cada um dos dois sentidos, deve ser entregue ainda em 2024.
Cronograma de duplicação
Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10º ano. Serão investidos R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.
Somente no Tocantins, está prevista a duplicação de 173,98 km. Em Goiás, até o final do 4º ano de concessão, serão cerca de 53,44 quilômetros de duplicações, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). E até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado.
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